Brasileiro Trabalhou 149 Dias em 2024 para Pagar Impostos, Aponta Estudo do IBPT
O contribuinte brasileiro trabalhou até o dia 28 de maio de 2024, totalizando 149 dias, apenas para pagar impostos, taxas e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Em 2023, o estudo do IBPT indicava que os brasileiros haviam trabalhado 147 dias para pagar tributos. Carlos Alberto Pinto, diretor de negócios do IBPT, atribui o aumento à reforma tributária aprovada no Congresso Nacional no ano passado.
Comparando com o início da série histórica, o aumento é ainda mais significativo. Em 1986, quando a medição começou, os brasileiros precisavam trabalhar apenas 82 dias para quitar os tributos. Apesar de o número atual ser elevado, ele ainda é menor do que em outros países. Na Noruega, por exemplo, a população trabalha 162 dias para pagar impostos, enquanto na Áustria são 158 dias.
Embora o número de dias trabalhados para pagar tributos no Brasil seja alto, ele reflete a complexidade do sistema tributário e as reformas necessárias para equilibrar a carga tributária com os serviços públicos oferecidos.