Câmara Legislativa concede título de Cidadão Benemérito de Brasília a Endrick, Robert Renan e Kaká
Em sessão deliberativa realizada nesta quarta-feira (9), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a concessão do título de Cidadão Benemérito de Brasília aos jogadores de futebol Endrick, Robert Renan e Kaká, todos nascidos no Distrito Federal. A honraria, que reconhece cidadãos brasilienses por suas contribuições de relevante interesse social, foi aprovada pelos deputados distritais.
Endrick
Nascido em Taguatinga, em 21 de julho de 2006, o jovem atacante Endrick, atualmente jogador do Real Madrid e integrante da Seleção Brasileira, é considerado um exemplo para a juventude do Distrito Federal. Endrick começou a jogar futebol aos quatro anos e aos dez se mudou para São Paulo, onde passou a atuar nas categorias de base do Palmeiras. Aos 16 anos, ele se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo time principal do Palmeiras.
O deputado Max Maciel (PSOL), que propôs a homenagem junto com Tiago Manzoni (PL), destacou a importância do atleta: “Endrick é motivo de orgulho para Taguatinga, para Brasília e para o Brasil, sendo uma referência para a juventude negra e periférica do Distrito Federal”. O título foi concedido por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 202/2024.
Robert Renan
Robert Renan, nascido em 11 de outubro de 2003, também será agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Brasília. O zagueiro, que cresceu na expansão do Setor O, em Ceilândia, foi revelado no Projeto Arte Líder antes de iniciar sua carreira nas categorias de base do Novorizontino. Após passagem pelo Corinthians, foi contratado pelo Zenit, da Rússia, e recentemente transferido para o Al-Shabab, da Arábia Saudita.
O deputado Max Maciel, autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 138/2024, ressaltou o talento e a trajetória do atleta, que começou sua carreira nos campos de Ceilândia e hoje brilha no cenário internacional.
Kaká
Kaká, uma das maiores estrelas do futebol mundial, também será homenageado pela CLDF. Nascido no Gama, em 22 de abril de 1982, Kaká construiu uma carreira brilhante em clubes como São Paulo, Milan e Real Madrid, além de ter sido eleito o melhor jogador do mundo em 2007, quando recebeu a "Bola de Ouro".
A homenagem a Kaká foi proposta pelos deputados Tiago Manzoni e Roosevelt Vilela por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 204/2024. Além de seu sucesso nos campos, Kaká é reconhecido por seu trabalho humanitário como embaixador da Organização das Nações Unidas para o Programa Alimentar Mundial.
Mais homenagens
Além dos jogadores, a Câmara Legislativa aprovou outras homenagens. Entre os agraciados com o título de Cidadão Benemérito de Brasília estão Dom Marcony Vinícius Ferreira, arcebispo militar do Brasil; Ana Cláudia Badra Cotait; e Diego Marques Araújo. Já o título de Cidadão Honorário de Brasília será concedido a Ney Ferraz Júnior, Maria Angela Marini Vieira Ferreira, e outras personalidades que residem no Distrito Federal.
As homenagens ressaltam a importância dessas figuras para a sociedade brasiliense, destacando tanto suas conquistas profissionais quanto suas contribuições sociais e humanitárias.
FONTE:CLDF